terça-feira, 2 de novembro de 2010

Feliz "Dia de Muertos"!!

Esquisito estar desejando um feliz dia hoje néah? Como muitos sabem, fiz intercâmbio no México. Morei um ano no país e tive oportunidade de conviver e aprender muito sobre a cultura do país!

Uma data que me encantou muito foi o Dia dos mortos! Sabe, aqui no Brasil Finados é um dia triste, morto mesmo. No México não...é um dia de festa!


Folder de divulgação de uma festa em Chilpancingo


Segundo a crença da antiga civilização mexicana, quando a pessoa morre seu espírito continua vivendo em outro plano. Porém, no dia dos mortos retornam à seus antigos lares para visitar seus parentes. Durante esta visitam não podem se ver, mas podem se sentir mutuamente. É uma festa de alegria, onde choro e dor não existem, pois não há motivo para tristeza a visita cordial dos defuntos. Têm que deixá-los satisfeitos com tudo aquilo que é de seu maior agrado. A tradição é antiga e continua  até os dias de hoje.

Semanas antes já existe um abiente de alegria nos mercados. O cempasúchitl (cravo amarelo), conhecido como "Flor de Muerto" e feixes de outras flores são comprados.




Todos os ingredientes e a comida para a oferenda também são adquiridos com felicidade antes da visita dos familiares e amigos falecidos. Existe o tradicional "Pan de Muerto", que é vendido somente nesta época e é enfeitado com "ossinhos". 



Encontramos também milhares de caveirinhas de açúcar, que é a mais tradicional, mas também existem as de chocolate, e as pessoas se presenteiam com elas. Além disso a caveira é a semelhança entre a vida e a morte, ou seja, é o que somos e o que seremos.



Na verdade a celebração têm inicio no dia 1°, pois o dia de mortos é separado entre adultos e crianças, ou seja, no dia 1° é o dia das crianças retornarem à terra e no dia 2 dos adultos. 

Muitas famílias passam a noite do dia 1° para o dia 2 no cemitério, fazendo a vigília.






Na véspera da celebração as pessoas fazem "Altares" em suas casas para seus parentes já falecidos. Colocam fotos do falecido, decoram com flores e velas, preparam seus alimentos e bebidas preferidas e até mesmo colocam suas músicas e perfumes prediletos. O "Banquete Mortuário" é feito em todas as casas mexicanas, desde as mais humildes até as mansões. Tudo isto, porque segundo a crença, neste dia os mortos têm a oportunidade de vir visitar seus parentes e desfrutar dos prazeres terrenos, que só pode ser sentido e desfrutado pelo olfato, por isto as flores, perfume e o cheiro das comidas...



Durante o dia as famílias vão ao cemitério, limpam  e enfeitam os túmulos de seus parentes, enfeitam com flores e muitos fazem ali seu altar. Famílias passam o dia no cemitério em clima de festa. Ali almoçam, bebem, e festejam. Muitos chegam a levar Mariachis para cantar para seus entes queridos! 



É um dia lindo e feliz! Uma das minhas datas prediletas no calendário festivo Mexicano!

Inclusive há uma competição nas escolas de quem faz o melhor altar. É muito legal. Na foto abaixo estou eu na minha sala. Tentamos simular um cemitério sabe...levamos até terra pra lá..rsrs..ficamos lápides com o nome de todos os alunos. Reparem a minha lápide com a setinha.rs



Fora as festas e fantasias que as pessoas fazem gente...aí é tudo de bom. Vontade imensa de estar lá. 




Desculpem o tamanho do post, mas é que adoro a data, e principalmente falar de México!






2 comentários:

  1. Clara,
    Nunca pensei que a data fosse comemorada assim no México. Cada cultura com seus rituais, neam!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, é um dia lindo, alegre e feliz! Uma visão positiva da morte!
    Beijos!

    ResponderExcluir