Uma data que me encantou muito foi o Dia dos mortos! Sabe, aqui no Brasil Finados é um dia triste, morto mesmo. No México não...é um dia de festa!
Folder de divulgação de uma festa em Chilpancingo |
Segundo a crença da antiga civilização mexicana, quando a pessoa morre seu espírito continua vivendo em outro plano. Porém, no dia dos mortos retornam à seus antigos lares para visitar seus parentes. Durante esta visitam não podem se ver, mas podem se sentir mutuamente. É uma festa de alegria, onde choro e dor não existem, pois não há motivo para tristeza a visita cordial dos defuntos. Têm que deixá-los satisfeitos com tudo aquilo que é de seu maior agrado. A tradição é antiga e continua até os dias de hoje.
Semanas antes já existe um abiente de alegria nos mercados. O cempasúchitl (cravo amarelo), conhecido como "Flor de Muerto" e feixes de outras flores são comprados.
Todos os ingredientes e a comida para a oferenda também são adquiridos com felicidade antes da visita dos familiares e amigos falecidos. Existe o tradicional "Pan de Muerto", que é vendido somente nesta época e é enfeitado com "ossinhos".
Encontramos também milhares de caveirinhas de açúcar, que é a mais tradicional, mas também existem as de chocolate, e as pessoas se presenteiam com elas. Além disso a caveira é a semelhança entre a vida e a morte, ou seja, é o que somos e o que seremos.
Na verdade a celebração têm inicio no dia 1°, pois o dia de mortos é separado entre adultos e crianças, ou seja, no dia 1° é o dia das crianças retornarem à terra e no dia 2 dos adultos.
Muitas famílias passam a noite do dia 1° para o dia 2 no cemitério, fazendo a vigília.
Na véspera da celebração as pessoas fazem "Altares" em suas casas para seus parentes já falecidos. Colocam fotos do falecido, decoram com flores e velas, preparam seus alimentos e bebidas preferidas e até mesmo colocam suas músicas e perfumes prediletos. O "Banquete Mortuário" é feito em todas as casas mexicanas, desde as mais humildes até as mansões. Tudo isto, porque segundo a crença, neste dia os mortos têm a oportunidade de vir visitar seus parentes e desfrutar dos prazeres terrenos, que só pode ser sentido e desfrutado pelo olfato, por isto as flores, perfume e o cheiro das comidas...
Durante o dia as famílias vão ao cemitério, limpam e enfeitam os túmulos de seus parentes, enfeitam com flores e muitos fazem ali seu altar. Famílias passam o dia no cemitério em clima de festa. Ali almoçam, bebem, e festejam. Muitos chegam a levar Mariachis para cantar para seus entes queridos!
É um dia lindo e feliz! Uma das minhas datas prediletas no calendário festivo Mexicano!
Inclusive há uma competição nas escolas de quem faz o melhor altar. É muito legal. Na foto abaixo estou eu na minha sala. Tentamos simular um cemitério sabe...levamos até terra pra lá..rsrs..ficamos lápides com o nome de todos os alunos. Reparem a minha lápide com a setinha.rs
Fora as festas e fantasias que as pessoas fazem gente...aí é tudo de bom. Vontade imensa de estar lá.
Desculpem o tamanho do post, mas é que adoro a data, e principalmente falar de México!